Ontem, dia 28/08, uma megaoperação da Polícia Federal virou notícia e foi o centro das atenções no Brasil. Um mega esquema de sonegação fiscal evidenciou participação do criem organizado em praticamente toda a cadeia de fornecidmento de combustíveis em São Paulo. Muitas empresas envolvidas em diferentes partes da cadeia que vai do plantio da cana-de-açúcar até a bomba de combustível no posto de combustível.
Recomendo escutar a edição do Podcast O assunto de hoje. Fala da ação gigante da PF, da Receita Federal e do Ministério Público em profundidade.
Duas coisas sobre isso tudo:
1 – Temos que sempre ter em mente o governo que está realizando esta operação. Isso é muito importante. Foi no governo do prosidente Lula que foi feita esta investigação. De igual maneira com o que aconteceu com o escândalo dos descontos indevidos na Previdência, isso foi descoberto graças a uma investigação que aconteceu num governo do PT. É importante ter isso em mente porque muita gente vai falar (já está falando) que os governos do PT são corruptos e ladrões. No entanto, é justamente nestes governos que estas investigações acontecem e que estes esquemas são desbaratados. Num governo corrupto estas investigações não vão adiante.
2 – Chamo atenção para um trecho que começa em 26:51 (aqui o link direto para o ponto) em que a apresentadora e o entrevistado conversam sobre como este esquema poderia ter sido descoberto antes se as normativas sobre o PIX propostas ao início do ano tivessem sido implementadas. No entanto, graças a um vídeo repleto de desinformação feito pelo Nikolas Ferreira (Deputado da extrema direita brasileira) não tivesse gerado uma onda de protestos (infundados) sobre a proposta feita à época pelo governo federal.
Cada vez mais temos que ficar atentos para a questão da desinformação no país. Mesmo que o deputado não tivesse a intenção de colaborar com o crime organizado, a sua ação de desinformação sobre o PIX acabou por colaborando que uma série de normas não fossem colocadas em opoeração, o que (isso sim) facilitou a ação do crime organizado em prejuízo do país.