Usar Linux e ao mesmo tempo ter que manejar uma conta da Microsoft pode ser mais fácil do que você imagina.
Eu uso o Mint e preciso manejar uma conta da Microsoft para o trabalho. São duas contas, na verdade, mas isso não é relevante. Estas contas referem-se ao Teams (conta 01) e a correio / calendário (conta 02).
Os motivos pelos quais estas contas são separadas não me dizem respeito. Eu apenas preciso trabalhar. Então, como eu faço para ter a coisa funcionando no Mint?
Para ter o Teams funcionando, eu uso o Portal for Teams, que instalo direto do meu gerenciador de aplicativos do Mint via Flatpak. É a lojinha de apps do sistema. Funciona muito bem e faço as reuniões por lá. Funciona bacaninha e consome a mesma quantidade absurda de recursos que o trambolho do Teams consome em qualquer outro sistema. Ou seja: você vai se sentir em casa.
Para o correio, eu uso o Evolution, que se integra perfeitamente ao restante do Mint. Inclusive, o calendário do Evolution se integra ao calendário do Mint e isso ajuda de sobremaneira. Num passado recente eu estava usando o Prospect Mail, que também é muito bacana e eu instalava via SNAP. Mas para juntar a conta pessoal e a de trabalho em um único software, resolvi passar a usar o Evolution.
Para usar o Evolution, é só instalar também pela loja de aplicativos do Mint. Uma coisa que eu aprendi: se você escolher o Evolution instalado via Flatpak, é só instalar e usar. Já se você (como eu) instalar o Evolution via pacote do sistema, é importante instalar também o plugin para que ele funcione com a sua conta Microsoft 365.

O plugin se chama Evolution EWS e aparece quando você busca pelo Evolution na lojinha / gerenciador de apps do Mint. Ao instalar os pacotes do Evolution e do Evolution EWS outros pacotes de plugins também serão instalados, como vocês podem ver na captura de tela do meu sistema, acima.
