Comprando um número virtual para usar o WhatsApp Business

Em dezembro, quando eu troquei de telefone celular, decidi que no telefone novo não entraria nada da META.

Pra mim, executar isso é relativamente fácil. O único produto da META que eu preciso usar com regularidade é o WhatsApp. No meu trabalho, algumas coisas acabam acontecendo – por força do hábito de colegas – pelo WhatsApp. Num passado eu tentei levar o pessoal para outra plataforma. Até funcionou por um tempo, mas há coisas que fogem de meu poder de decisão e o WhatsApp foi restabelecido.

Enfim. Eu havia decidido que usaria o WhatsApp apenas para trabalho, então.
Com a troca de telefone, minha primeira ideia foi a de manter o telefone velho com um chip pré-pago para usar o WhatsApp. A ideia é bacana. Entretanto, demanda que eu fique com o celular carregado e conectado sempre. Isso nem tanto é um problema. Eu havia colocado um eSIM da Claro nele. Mensalmente estava colocando carga de 15 reais para poder deixar tudo funcionando. Só que vez ou outra eu deixava o telefone descarregava e isso causava certo transtorno. Então eu me lembrei que muitas empresas usam números fixos para WhatsApp e isso poderia ser uma saída.

Fiz algumas pesquisas e descobri algumas empresas que prestam este serviço. Reuní tudo numa pequena planilha para me ajudar a decidir. Hoje resolvi fazer uma experiência e comprei um número fixo virtual da Telera. Me custará 10,99 por mês. Menos do que os 15,00 que eu estava colocando em carga no pré-pago da Claro. Além da economia de 60,00 anuais eu poderei deixar o telefone celular desligado. O aplicativo só se faz necessário em poucas ocasiões. Dá para manejar legal.

Recomendo esta jogada. Como eu uso o WhatsApp apenas para trabalho, ele funciona bem no computador e, quando estou fora do computador, ele vira uma caixa de recados. Respondo quando voltar.

Sei que há operadoras de telefonia móvel que oferecem serviços similares. A Fluke tem um plano mais ou menos semelhante ao que eu fiz com a Telera por 9,90. Mas é um eSIM e requer o telefone ligado. Se isso não for um impedimento, a Fluke é uma boa opção para quem ficar receoso com a nota 6 da Telera no Reclame Aqui.

O setup foi relativamente fácil. Há um passo-a-passo no sistema da Telera que te ajuda. Importante ter o cadastro completo (com foto do RG e selfie enviada pra eles) antes de começar a configurar. Claro, sempre rola um receio de fazer isso. Mas fiz e vamos ver o que rola. Seguirei monitorando as consultas ao meu CPF no SERASA para ver se algo foi usado maliciosamente (espero que não).

Uma dica importante: no passo-a-passo da Telera o código de validação da sua linha fixa para o WhatsApp Business vai chegar por SMS no celular que você cadastrou no sistema deles. Na tela do passo-a-passo, ficamos com a impressão que o numero vai aparecer no computador. Isso fez com que eu vacilasse na primeira vez que tentei e o processo precisou ser adiado em duas horas (prazo da Meta).

Enfim, agora que você já sabe disso pode mandar ver e lembre da importância de ter o cadastro completo antes de fazer a configuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *