O Orkut vai voltar. O Orkut vai voltar?

Todo ano tem algum evento de tecnologia no Brasil em que chamam o Orkut Büyükkökten para alguma palestra. Todo ano ele fala que o Orkut vai voltar (às vezes com outro nome, outras vezes com o nome Orkut, mesmo).

Aconteceu novamente. Me pediram para responder algumas perguntas sobre o assunto.

Orkut Büyükkökten disse durante um evento que pretende voltar com a rede social, você como especialista em tecnologia, acha que pode dar certo?

Eu acho que pode dar certo, sim. Estamos vendo nos últimos tempos uma preocupação crescente com a dependência e os impactos do uso prolongado de plataformas algoritmicamente manipuladas. O Orkut é de um período em que não existia esta manipulação algorítmica para sortimento e recomendação de conteúdos. Caso a plataforma retorne as atividades com o formato original (sem algoritmos manipulando conteúdos e sem algo que se assemelhe a um feed “para você”) vejo que existe uma possibilidade grande de sucesso.

As pessoas, de uma forma coletiva, tem se mostrado insatisfeitas com a forma que as plataformas escolhem, entregam e recomendam conteúdos. Um fator que poderia ser interessante para o sucesso seria, então, este: um novo Orkut que funcione como um espaço para conversar de maneira mais eficiente com as pessoas com as quais nos escolhemos fazer conexões.

No auge da plataforma, no Brasil foram mais de 34 milhões de usuários. Hoje você acha que o país continuaria a ser o maior consumidor? Se sim, por quê?

O Brasil se consolidou como um dos grandes mercados para o Orkut em sua primeira versão porque somos muito sociais. Todas as entidades que investigam tempo de tela, uso de plataformas e publicação de conteúdo mostram que figuramos dentre os maiores utilizadores. Caso a plataforma Orkut volte e seja feito um trabalho de comunicação eficiente para a retomada do uso, não vejo motivos para isso não acontecer. Você se lembra de quando o Twitter foi suspenso e as pessoas rapidamente adotaram outra solução (inclusive o indiano Koo…)? Somos um país que busca avidamente usar estas plataformas de interação social. Entendo que com o Orkut isso se mostrará também evidente.

O dono da plataforma disse também que pretende recuperar o valor das comunidades, para as pessoas poderem debater temas; como você vê isso?

Eu vejo isso com excelentes olhos. Plataformas como o Reddit, que funcionam a partir da premissa de comunidades, são amplamente usadas e há dinâmicas muito familiares e esperadas pelos usuários. A gente é levado a acreditar que comunidades caíram em desuso porque o Facebook não priorizou esta funcionalidade em seu produto principal (o próprio Facebook) e nem no Instagram. Entretanto, grupos de WhatsApp tem dinâmicas semelhantes aos fóruns, comunidades e grupos de discussão e vivem bastante movimentados. Acredito que as comunidades nos moldes do Orkut original tendem a ser espaços de intensa discussão. Importante, no entanto, levar em conta a necessidade de a plataforma estabelecer diretrizes claras e consolidar ferramentas e equipes que consigam trabalhar efetivamente e eficientemente na moderação de conteúdo controverso.

Como seria o Orkut no telefone? Ninguém teve essa experiência, na época a gente mexia no computador. Acha que pode ser uma nova sacada?

Pode ser um produto muito bacana. Há referências atuais que muitos brasileiros usam (Reddit, Discord) que operam com um funcionamento voltado para diálogos e para comunidades que pode ser bem aproveitado em termos de lógica visual e compreensão de funções. Além disso, o uso de funcionalidades que sejam vinculadas ao dispositivo móvel (como uso de localização, áudio e vídeo) que não estavam disponíveis lá no começo do século na versão original do Orkut, pode ser algo que faça uma baita diferença positiva para as pessoas. Para tanto, será necessário um trabalho bem focado no desenvolvimento de uma plataforma que seja familiar, confortável de usar e ao mesmo tempo robusta. O time de Produto do novo Orkut tem um grande desafio nas mãos, mas ao mesmo tempo, conta com o desejo de boa parte dos brasileiros de começarem a usar o que for desenvolvido.

O que você acha que o Orkut precisa de diferente para ‘bombar’ hoje e as pessoas voltarem a usar?

Eu acho que ele precisa ser mais parecido com o Orkut original do que com as plataformas que existem hoje. Isso já faria dele um espaço diferente para o começo do uso. Não ter um feed manipulado por algoritmos que empurram conteúdos de pessoas com quem que você não tem conexão seria excelente. Entendo que este é um ponto que hoje as pessoas estão cada vez mais percebendo se tratar de uma artimanha das plataformas para nos manter conectados por mais tempo. Se isso não existir no novo Orkut, entendo que muita gente valorizará. Além disso, acredito que o retorno das comunidades como espaços para conversar com outras pessoas (que sejam ou não nossas conexões diretas) pode ser uma função muito bem recebida e valorizada pelas pessoas.

Recuperando o Orkut original, os testemunhais e as avaliações das pessoas também seriam coisas que voltaríamos a usar amplamente, imagino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *