Eu uso Linux Mint em meus dois computadores. De vez em quando, no Laptop eu encontro um problema. Não sei bem o que causa, mas aprendi a me virar quando acontece.
Descrevendo o problema: de quando em vez acontece de eu estar usando o meu sistema normalmente e daí percebo que algumas coisas param de funcionar. Clico em elementos e eles não respondem, ou o menu principal do Mint fica com uns caracteres estranhos ao invés dos textos, enfim… a solução é reiniciar. Daí quando eu reinicio, sou recepcionado por esta tela (que em outras vezes, aparece já ao ligar o sistema)…
Este é o BusyBox me recepcionando falando que não conseguiu iniciar o sistema. Aprendi com o tempo que a solução é muito simples. Para dar início à solução, basta eu pedir para que o BusyBox saia desta tela. Para fazer isso é só eu digitar exit e [enter].
Quando eu peço para sair, o sistema tenta executar a saída mas encontra um erro. O legal é que agora o sistema me informou o que está acontecendo: uma partição do meu disco de inicialização está com erros e precisa ser checada/corrigida. Perceba que ao final da mensagem de erro, o sistema me fala o que precisa ser feito: eu preciso rodar manualmente o comando fsck na unidade /dev/nvme0n1p2. E é isso que eu faço. Para tanto, eu digito fsck /dev/nvme0n1p2 e [enter], como exibido abaixo.
O sistema começa a correção, perceba que ele me faz uma pergunta. para aceitar a correção, basta teclar Y para responder cada pergunta que ele fizer (ele costuma fazer algumas) ou então A para já aprovar qualquer pedido que ele venha a fazer no processo.
Uma vez que todas as correções são feitas, eu volto para aquele estado inicial do initramfs. Daí é só pedir novamente para que o sistema me tire dali (teclando exit e [enter] e tudo se resolve.